domingo, 18 de julho de 2010

Queijo de ovelha



A maioria das pessoas que me conhece, sabe que eu tenho alergia a leite... alergia mesmo, não esse tipo de intolerância à lactose que muitas pessoas estão desenvolvendo ultimamente.
Minha alergia é à proteína do leite, se eu tomar ou comer qualquer coisa que tem leite, (sim, leite e seus derivados diversos), minha garganta fecha, eu fico inchada e paro de respirar.
Ela me acompanha desde que nasci, então basta ter um pouquinho de leite que eu já sinto na boca. Perguntar se isso ou aquilo tem leite, ler rótulos se tornou uma rotina na minha vida, leite de cabra nem pensar, causa o mesmo efeito, até que esses dias meu pai achou no mercado o tal queijo de ovelha!
Não, nunca comi queijo... provei uma vez aquele de nozinho porque estava morrendo de vontade e logo em seguida passei mal. Mas que comi, comi! rs
Meu pai chegou com esse queijo, pra mais uma vez, em 28 anos, fazermos um teste (vai que de ovelha não faz mal). Amo meu pai! :D
E não é que não fez mal mesmo!!!!
O cara é esse aqui, da marca Cedrense, meu pai achou no Big Boa Vista aqui em Curitiba, ele é salgadinho e tem um gosto mais fortinho, como não conheço queijos não sei com o que comparar, segundo meu marido tem gosto de provolone. Já comi puro, e finalmente, pela primeira vez na minha vida, derretido em uma pizza! Adeus pizzas sem queijo. (Todo mundo me acha bizarra por isso).

Como me empolguei com o negócio fui procurar mais informações sobre produtinhos a base de leite de ovelha na internet, e conheci o pessoal da Casa da Ovelha, que tem vários produtos e ainda os sem lactose, para os que são intolerantes. Iogurtes, molhos, outros tipos de queijos e até queijo de leite de vaca sem lactose, ou seja, dá pra fazer a festa! Eu já estou fazendo minha listinha para provar essas novidades (pra mim né).
Além disso tem muitas informações sobre as propriedades do leite de ovelha e quem pode consumir, achei ótimo!
Não é um queijo barato, essa bolinha aí saiu R$13,00, mas deve-se levar em conta que a ovinicultura no Brasil na maioria das vezes é usada para produzir lã e não leite, e existem os fatores técnicos ainda, pois, segundo os especialistas no negócio, existem raças específicas para cada tipo de produto de ovelha, ou seja, não adianta criar uma ovelhinha no quintal, tirar o leite dela e achar q vai bombar fazendo queijos.

Esse artigo aqui do pessoal da Unesp é bem interessante.

Em breve farei novos posts sobre isso.
Obrigada pai por encontrar esse queijinho pra mim!





2 comentários:

Casa da Ovelha disse...

Tami R.
Gostaria que entrasse em contato comigo na Casa da Ovelha

Preciso aprofundar o assunto de vosso problema alimentar com leite
já temos outros casos semelhantes
estamos dispostos a lhe fornecer os produtos gratuitamente.

Tárcio Michelon
Diretor Geral Casa da Ovelha
(54) 9987-1715
diretorcasadaovelha@gmail.com

Unknown disse...

Ah, que bom que encontrei mais alguém alérgico à proteína do leite para trocar ideias! Eu sou, e também à lactose, desde pequena. Ao longo dos anos adquiri novas alergias, como milho, arroz e cacau, logo os únicos leites no mercado disponíveis para mim são os de aveia, soja e amêndoa. Mas...não se pode comparar esses leites com os de origem animal!! Leite de cabra também não posso, têm proteínas parecidas com o de vaca. Ainda bem que você mora em Curitiba...já eu moro em Natal, aqui é raro encontrar produtos de leite de ovelha (da Casa da Ovelha também) mas aqui são muito caros. Você já encontrou leite de ovelha em algum lugar por aí? Espero que sua dieta esteja dando certo!! =)