sexta-feira, 16 de julho de 2010

Risoto de Camarão e Cogumelos

Essa receita infelizmente não deu pra tirar foto, ficou delicioso, eu e meu pai fizemos para umas 15 pessoas então vou tentar reduzir os ingredientes aqui para 4 pessoas aproximadamente.

Ingredientes:

500 gr de camarão médio limpo
Cogumelo Porto Belo fresco
Cogumelo Paris fresco
Shitake
Funghi Secci
(aproximadamente 100 a 200gr de cada um, do funghi pode ser menos, umas 50gr, se não achar os frescos pode usar champignon em conserva)
Alho Poró (um talo)
2 dentes de alho
1 cebola média
4 xícaras de arroz arbório
Caldo de legumes (aqueles de tablete mesmo)
Meio pacote de ervilhas congeladas
1 garrafa de vinho branco seco (1/2 pro risoto e 1/2 pra vc enquanto cozinha)
Manteiga
3 colheres de sopa de creme de leite
Sal a gosto


Preparo:

Ferva cerca de 2l de água com o caldo de legumes e reserve.
Coloque o funghi pra hidratar em uma xícara de vinho branco, se o shitake for seco hidrate no vinho também.
Tempere os camarões com sal, e dê uma leve fritada na manteiga, só pra dar uma rosada, não deixe cozinhar muito, tire da panela.
Na mesma manteiga dos camarões refogue os cogumelos (menos o funghi), se quiser pode adicionar mais manteiga, quando estiverem refogados tire da panela e reserve.
Adicione mais manteiga se precisar e comece fritando o alho até dourar, em seguida acrescente a cebola e alho poró, refogue até que fiquem um pouco murchos e adicione o arroz, sem lavar!

O arroz arbório é uma variedade de arroz italiano próprio para preparar risoto, deve ser cozido gradualmente para que vá liberando o amido e fique com a consistência mais cremosa. Quando cozido fica al dente no meio e cremoso por fora. É o mais fácil de encontrar nos mercados.
Se você quiser pode usar outras variações de arroz italiano, como o Carnaroli, que tem mais amido que os outros, demora mais para cozinhar mas fica mais al dente e o resultado é mais cremoso. E o Vialone Nano, cujo grão é menor e cozinha por igual, ideal para sabores delicados.
Eu optei pelo arbório justamente pela facilidade de encontrar.

Voltando... adicionado o arroz dê uma boa misturada e acrescente o vinho branco, não tenha dó, pode colocar bastante mesmo! Deixe ferver para começar a evaporar e vá acrescentando o caldo de legumes concha a concha e mexendo. Mexa sempre para que não grude no fundo.
Lá pela metade do cozimento coloque os camarões, os cogumelos (agora o funghi junto) e as ervilhas e continue acrescentando o caldo de legumes e mexendo, mexendo, mexendo....
Sempre prove o arroz para ver se está chegando ao ponto, lembre-se q o arroz arbório deve ficar al dente no meio e com consistência cremosa.
Quando achar que está se aproximando do final do cozimento acrescente o creme de leite e acerte o sal, deixe cozinhar por mais alguns minutos e pronto, só comer.

Considerações pessoais: Vinho branco pra acompanhar e fica ótimo com uma pimenta, daquelas q vc come pura. Não coloquei queijo parmesão porque não como, mas fique a vontade para colocar quanto quiser, só tome cuidado para o sabor do queijo não sobrepor os outros e também com o sal, porque o queijo já é salgado.

Nenhum comentário: